Pagina principal
Contadores de Histórias
Festivais
Megablog
Notícias
Livros
Contos
Teoria
Video-contos
Links
Sobre nos

Nome artístico:
Caçando Estórias com Kemla Baptista
Nome real:
Kemla Baptista
E-mail:

cacandoestorias.contato@gmail.com
contato@cacandoestorias.com

País:
Brasil
Telefone:
+55 81 983699200
Telefono celular:
Endereço:
Pernambuco, Paulista / Rio de Janeiro, Rio de Janeiro
Nacionalidade:
Brasileira
Cidade:
Pernambuco, Paulista / Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, pois me divido entre as duas cidades
Espectáculos:

.  Contos do lado de lá - Contos, brinquedos e pequenos instrumentos saem de uma mala e ajudam Kemla a contar fábulas de animais, aventuras e outras narrativas de diversos povos africanos. Uma homenagem a memória e oralidade dos africanos em diáspora.
.  O príncipe e o Pavão - Através dos contos míticos as crianças conhecem um pouco sobre a divindade e príncipe africano Logun Edé, suas aventuras, travessuras e seu carinho pelo pavão. E como uma história puxa a outra, Kemla conta "O pavão do abre e fecha" de Ana Maria Machado. Uma oportunidade para se encantar e perceber como os contos míticos africanos dialogam com os contos mais conhecidos da literatura infantil brasileira.
.  No Caminho eu Conto - Espetáculo de narração oral em que são as experiências das fases da vida são contadas através dos contos míticos do Orixá Exú.
.  Porque Oxalá Usa Ekodidé - Um espetáculo que mostra a grandiosidade do poder feminino e faz uma singela Mestre Didi, um dos maiores defensores dos valores negros no Brasil. A montagem trás o conto mítico em que Oxalá se curva ao poder feminino de Oxum numa adaptação do texto recontado pelo mestre em livro-obra de arte. 


Público:
Todas as idades
 

Currículum:

Pernambucana radicada no Rio de Janeiro, Kemla, além de contadora histórias, é mãe, pedagoga, percussionista, arte terapeuta em formação e estudou Dança na UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Idealizou há 10 anos o Caçando Estórias, uma iniciativa de arte e educação para a diversidade que utiliza a contação de histórias, a literatura, o audiovisual e outras linguagens como recursos para a criação de estratégias de enfrentamento do racismo e intolerância religiosa perante as tradições de matrizes africanas no Brasil. Participou de vivências e cursos com grandes mestres da narração oral do país, como Ebomi Cici de Oxalá, Vanda Machado e Francisco Gregório Filho.

Milita pelos direitos dos povos de terreiro e realiza circulação de espetáculos e rodas de contos para crianças em comunidades de terreiros tradicionais do Rio de Janeiro e Pernambuco. Mais recentemente, estendeu  seu trabalho para a criação de conteúdo centrado em valores afro-brasileiros para crianças, família e educadores na internet. Criou o primeiro canal brasileiro no YouTube, voltado para as africanidades na infância. Em seus vídeos  narra contos da tradição oral, faz indicação de livros da literatura infanto - juvenil com temática afro, ampliando assim o campo de possibilidades de atuação como contadora de histórias e militante na luta por uma educação anti-racista. Trabalhou na produção do I Encontro Internacional CAIXA de Contadores de Histórias (CAIXA CULTURAL - Salvador, Bahia), participou da Caravana Paixão de Ler pela Secretaria de Cultura da Cidade do Rio de Janeiro. a 10 anos realiza oficinas para educadores, crianças e jovens de escolas públicas, apresentou-se em diversos centros culturais e museus destacando o Centro Cultural do Banco do Brasil - RJ, SESC - PE, Paço do Frevo - PE, Museu de Arte do Rio e FUNARTE - SP. Em 2018 criou o festejo dos contos, o Aguerézinho.

Membro da Rede Internacional de Contadores de Histórias (RIC).

Red Internacional de Cuentacuentos
Red Internacional de Cuentacuentos

Livros:

 

Línguas:
Português e Espanhol
Web:
Blog:
Vídeos em Youtube: